sexta-feira, 19 de novembro de 2010

58% dos Brasileiros possuem computador

SÃO PAULO – Uma pesquisa divulgada hoje pela Intel, em parceria com a Ipsos, apontou que 58% dos domicílios no Brasil possuem ao menos um computador. Destaque para a região Sudeste, onde esse índice chega a 66% dos lares.
No Rio de Janeiro, 71% dos domicílios possuem ao menos um computador. Goiás e Distrito Federal (65%) e São Paulo (64%) também são estados de grande densidade. As regiões com menor índice de penetração são o Norte (59%) e Nordeste (42%), com Pernambuco sendo o Estado que apresentou menor penetração, com 36%.
Mas o mercado brasileiro ainda tem muito potencial a ser explorado. Pela pesquisa, 38% dos brasileiros pretendem adquirir um novo computador entre os próximos 12 meses. Entre esses eletrônicos, a lista traz desktops no topo com 15,2% das intenções de compra, seguido pelos notebooks com 14,3% e os netbooks com 2,3%.
Essa alta pretensão de compra dos brasileiros se explica pela crescente individualização do uso do PC, uma tendência em países desenvolvidos. Ou seja, não só existem mais lares com computadores, mas também mais computadores por lares, com usuários optando por cada um ter sua própria máquina.
Neste cenário, o Distrito Federal se destaca em primeiro com 35,6% de pessoas que fazem uso individual do PC. Seguido por Rio de Janeiro (25,9%), Minas Gerais (25,7%) e Goiás (25,3%).
Em alguns Estados essa realidade foi diferente e apresentaram um índice maior de uso compartilhado dos equipamentos. O Rio Grande do Sul registrou o maior índice com 91,7% dos lares que compartilham o computador, seguido do Pará (91,4%) e Pernambuco (90,6%).
De acordo com a pesquisa, o crescimento de tablets e smartphones não foi expressivo e o PC continuará a ser o principal meio de acesso a internet no país.
A pesquisa foi realizada entre agosto e outubro deste ano e entrevistou 2500 pessoas, abrangendo todas as classes de consumo no Brasil (ABCD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário